
Um Score de crédito alto depende de práticas financeiras responsáveis e consistentes. Vamos listar aqui algumas atitudes recomendadas:
- Pagamento de contas em dia – O histórico de pagamentos é um dos fatores mais importantes para a elevação do score. Evitando atrasos em contas como cartões de crédito, financiamentos e serviços essenciais, como contas de água e luz, o potencial de nosso score se fortalece consideravelmente.
- Controle do uso do crédito – Não utilizar todo o limite do cartão de crédito ou linhas de crédito disponíveis. Economistas sugerem usar no máximo 30% do limite total. Isso demonstra controle e bom censo, o que para o cálculo do score é fundamental.
- Consistência no histórico financeiro – Quanto mais tempo for mantido um relacionamento positivo com instituições financeiras (contas ativas, crédito utilizado de forma responsável), melhor será a avaliação de seu perfil para cálculo do score.
- Evitar consultas exageradas ao seu CPF e/ou CNPJ – Pedidos frequentes de crédito podem sinalizar instabilidade financeira e impactar negativamente o score. É sábio solicitar essas consultas apenas quando necessário.
- Diversificação de tipo de crédito usado – Uma combinação de crédito parcelado, como financiamento, e crédito rotativo, como o uso de cartões, pode demonstrar maturidade no gerenciamento de compromissos financeiros, e com isso aumentar a credibilidade de seu perfil.
- Regularização de dívidas pendentes – Negociar dívidas em aberto e regularizar o CPF tem impacto direto no aumento do score, demonstrando responsabilidade e compromisso.
- Dados cadastrais atualizados – Manter o cadastro atualizado nos birôs de crédito, como Serasa e Boa Vista, facilita a análise do seu perfil, e demonstra transparência.
- Uso do Cadastro Positivo – Autorizar o compartilhamento de informações sobre pagamentos regulares, como financiamentos ou contas de consumo, demonstra um comportamento financeiro mais confiável.
- Disciplina e paciência – O Score reflete comportamento financeiro ao longo do tempo; considerando isso, devemos lembrar que os reflexos desses comportamentos não ocorrem da noite para o dia.